Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Mecânica - Campus Caraúbas

A UFERSA propõe, de acordo com as normativas do MEC, os cursos de Engenharia em dois ciclos de formação:

  • 1º Ciclo: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT);
  • 2º Ciclo: Engenharia Mecânica.

 

1º Ciclo

O ingresso ao BCT é realizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, segundo Decisão CONSUNI/UFERSA nº 026/2009, de 30 de abril de 2009. No 1° ciclo, com duração mínima de três anos (BCT diurno) ou com duração mínima de três anos e meio (BCT noturno), a formação do discente constará da fundamentação básica (Matemática, Física, Química, Ciências Sociais e componentes curriculares básicas das Engenharias) e de componentes curriculares profissionalizantes da modalidade Engenharia Mecânica. Após este primeiro ciclo o discente é diplomado em Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Para maiores informações sobre o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia acesse aqui.

 

2º Ciclo

O ingresso dos estudantes ao curso de Engenharia Mecânica será permitido, prioritariamente, aos candidatos titulares do grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia graduados na UFERSA, em conformidade com a Resolução CONSEPE/UFERSA nº 001/2011. Esta resolução prevê ainda, que os colegiados dos cursos de segundo ciclo definam a distribuição das vagas remanescentes de modo a atender titulares de outras graduações acadêmicas. Todo o processo seletivo para ingresso é regulamentado por edital próprio, onde é definida a distribuição das vagas por campus, bem como a forma de seleção.

O curso de Engenharia Mecânica leva em consideração também, para a distribuição de vagas ociosas, a Resolução CONSEPE/UFERSA nº 003/2014 que regulamenta os processos de reingresso, reopção de curso, transferência e ingresso como portador de diploma, regidos por editais específicos.

6 de agosto de 2018. Visualizações: 973. Última modificação: 06/08/2018 23:18:03