Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Mecânica - Campus Caraúbas

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia Resolução CNE/CES nº 11/2002, as componentes curriculares são compostas por: núcleo de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos, além do estágio curricular obrigatório, do trabalho de conclusão de curso e atividades complementares.

 

  • Núcleo de Conteúdos Básicos

O núcleo de conteúdos básicos, cursado pelo discente no primeiro ciclo, é desenvolvido em diferentes níveis de conhecimentos e, em sua composição, fornece o embasamento teórico necessário para que o discente desenvolva seu aprendizado como um futuro profissional de engenharia. Na estrutura curricular, o núcleo de conteúdos básicos está constituído por cerca de 48% da carga horária/créditos total da matriz curricular.

 

  • Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes

O núcleo de conteúdos profissionais essenciais é constituído por áreas de saber destinadas à caracterização da identidade do profissional. Os agrupamentos destes campos de saberes geram grandes áreas que caracterizam o campo profissional, integrando as subáreas de conhecimento que identificam a formação do Engenheiro Mecânico. Na estrutura curricular, o núcleo de conteúdos profissionalizantes do curso contém cerca de 21% do total da carga horária do curso.

 

  • Núcleo de Conteúdos Específicos

O núcleo de conteúdos específicos é composto por componentes curriculares obrigatórias, que visam complementar a formação mínima profissional, bem como, complementar as competências pertinentes às atribuições perante o conselho de classe do profissional de engenharia mecânica. Esse terceiro núcleo de conteúdos é formado por componentes curriculares que se constituem em aprofundamentos dos conteúdos profissionalizantes. Na estrutura curricular, o núcleo de conteúdos específicos do curso constituem cerca de 31% do total da carga horária do curso.

5 de agosto de 2018. Visualizações: 1007. Última modificação: 05/08/2018 17:41:23