A equipe Acceptor surgiu em meados de 2014 a partir do interesse de compor mais um grupo de estudos dentro da instituição que forme alunos capacitados para desenvolver aeronaves de pequeno porte. Atualmente, junto com as equipes Calango Voador do campus Angicos e da equipe Pegazuls, do campus Mossoró, a equipe representa o Estado do Rio Grande do Norte e também o município de Caraúbas nos eventos em que participa.
O objetivo anual é, na verdade, projetar e construir uma aeronave que se enquadre nos requisitos da competição SAE AeroDesign, que é promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Esta é uma competição que ocorre nos Estados Unidos desde 1986. Em 1991 originou-se a SAE BRASIL, que a partir de 1999 passou a promover competições similares no país.
O evento passou a ganhar uma visibilidade crescente a partir da quantidade de universidades e alunos envolvidos, direta e indiretamente, que aumentava a cada ano. Houve, também, a evolução dos projetos dentro dos quesitos avaliados pela comissão técnica e este crescimento foi uma resposta direta às exigências de projeto impostas pela competição. Estas, geralmente, baseiam-se nos desafios atuais do setor aeronáutico comercial e, portanto, induz os estudantes a desenvolverem aplicações que podem ser implementadas no setor.
A evolução das aeronaves atuais frente às precursoras é considerável, não somente do ponto de vista da construção, como também dos métodos utilizados, que podem até ser desenvolvidos com o uso de ferramentas criadas pelas próprias equipes. Dentro das áreas de projetos, temos os trabalhos que se enquadram nas vertentes técnicas e também existe uma organização mais ampla, que elabora as metas, relaciona-se com as outras instituições e coordenam o trabalho em equipe.
Vale salientar que o projeto a ser desenvolvido anualmente leva os alunos a se engajarem em um caso real de projeto aeronáutico, abrangendo as etapas de concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além disso, o desenvolvimento de habilidades específicas como o espírito de liderança, o senso crítico e de responsabilidade e a busca pelo padrão da execução tornam-se contínuas, levando os estudantes a se adaptarem frente a estes que também representam grandes desafios do mercado de trabalho.
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