Engenharia Mecânica - Campus Caraúbas

Informações sobre o início do semestre letivo 2021.2

Ensino, Estudante 9 de fevereiro de 2022. Visualizações: 314. Última modificação: 09/02/2022 16:59:33

O CONSEPE em sua 1ª Reunião Extraordinária de 2022 decidiu seguir a orientação do Comitê de Biossegurança e suspender o retorno presencial das atividades, a priori, até o dia 28/02. A cada 15 dias o Comitê de Biossegurança reavaliará o quadro epidemiológico das regiões em que a UFERSA está localizada, e baseado num sistema de bandeiras indicará a permanência da suspensão das atividades presenciais, ou a possibilidade de retorno.

A bandeira atual é a laranja, dessa forma, apenas disciplinas consideradas essenciais de ocorrerem de forma presencial estão autorizadas. De acordo com a Nota Técnica do Comitê de Biossegurança, em caso de bandeira amarela, atividades presenciais já estão autorizadas para todas as disciplinas, podendo ser alternadas com atividades remotas se assim desejar o docente. As aulas passarão a ser totalmente presenciais apenas se a bandeira verde for atingida. A próxima reunião do Comitê de Biossegurança para definir a bandeira em que cada região se encontra está prevista para ocorrer no dia 16/02/2022.

A Instrução Normativa nº 03, de 09 de fevereiro de 2022, estabelece quais são as disciplinas que podem ser consideradas como essenciais, devendo os Colegiados de Curso definir quais componentes se enquadram nessa classificação e se devem ser ministrados de forma presencial desde o dia 14/02/2022.

No dia 09 de fevereiro de 2022, o Colegiado de Curso da Engenharia Mecânica se reuniu em sua 2ª Reunião Extraordinária de 2022 e, considerando a Instrução Normativa referida anteriormente, decidiu que apesar de haver disciplinas que se enquadram como essenciais, é mais interessante para a organização do curso que elas iniciem como disciplinas remotas.

Foi decidido ainda, que nas disciplinas que se enquadram como essenciais, havendo necessidade da realização de alguma atividade presencial durante o período em que a bandeira laranja estiver vigente, esta atividade poderá ocorrer, devendo constar no plano de aula e ser informada aos discentes. Além disso, atividades relacionadas à realização dos TCC podem ser feitas de forma presencial, devendo ser combinadas entre orientador e orientando.

Sem mais, desejo a todos um ótimo semestre e a coordenação se coloca a disposição para auxiliá-los no que for necessário.