Engenharia Mecânica - Campus Caraúbas

Equipe Caraubaja SAE entre as 5 melhores do Nordeste

Estudante, Extensão, Reconhecimento 8 de novembro de 2019. Visualizações: 568. Última modificação: 08/11/2019 17:07:20

Essa quinta colocação é devido a muito esforço e dedicação da equipe. Temos tão pouco tempo de competição e já estamos brigando com gigantes nessa modalidade. Foi uma conquista recheada de realizações, com muito trabalho duro. Graças aos nossos apoiadores e parceiros, e principalmente à Ufersa. Temos muito orgulho de levar conosco o nome da Universidade e de Caraúbas.

Nilson Silva, capitão da equipe Caraubaja SAE

Fundada no Campus Caraúbas em 2015, a Caraubaja SAE participou pela terceira vez da competição regional da SAE Brasil. Em 2017 a equipe foi reconhecida como a melhor equipe iniciante. Atualmente, a equipe conta com 21 integrantes.

Na competição desse ano, 2019, a equipe de Caraúbas conquistou, além do 5° lugar geral, o 2° lugar em avaliação de projeto dinâmico, o 3° lugar no desafio Troller, o 3° lugar em aceleração e o 3° lugar em tração. Dentre as equipes novatas, é a que vem mostrando maior destaque.

O Top 5 da Caraubaja veio com o “Severo 2.0”, o carro da equipe. O veículo utiliza a CVT Gaged GX9 para conseguir uma maior eficiência dinâmica. Visando a redução de massa e a otimização do veículo, foi confeccionada uma proteção do CVT com um composto polímero híbrido carbono/aramida.

Ainda de acordo com a equipe, a proteção do CVT passará a contar com um sistema de resfriamento a ar forçado, reduzindo a temperatura de trabalho e garantindo uma maior eficiência.

A turma do Caraubaja também inovou na parte elétrica do carro, com sensores para captação de RPM, velocidade, temperatura e combustível do protótipo.